S&OP

S&OP Workshop



OBJETIVO
Workshop in company do S&OP

O principal objetivo é proporcionar aos colaboradores e à alta administração da empresa um olhar mais focado para a consolidação dos pontos fundamentais requeridos para o sucesso da implementação e sustentação do processo S&OP, tais como: o patrocínio da alta administração, identificação das principais dificuldades internas e nivelamento do conhecimento sobre o processo.

O S&OP Workshop foi concebido com base em uma abordagem estruturada, fornecendo orientações, diretrizes e ferramentas abrangentes, alinhadas com os mais robustos conceitos e princípios disseminados pelos “Thought Leaders” do processo S&OP, tais como: Tom Wallace, Bob Stahl, Dick Ling, S&OP Institute, APICS, Gartner, Aberdeen, Oliver Wight etc. Junta-se a isso uma extensa experiência comprovada através de anos de vivência conduzindo, liderando e implementando o processo de S&OP em renomadas empresas dos mais variados segmentos.

Além disso, como as empresas possuem diferentes estratégias, processos, culturas, níveis de maturidade etc., a plataforma foi desenvolvida de forma a oferecer à empresa a possibilidade de customizar o escopo dos serviços oferecidos. Assim, atendemos adequadamente às necessidades específicas de cada empresa na busca de resultados mais imediatos. Workshop in company do S&OP
Workshop in company do S&OP Workshop in company do S&OP O principal objetivo é proporcionar aos colaboradores e à alta administração da empresa um olhar mais focado para a consolidação dos pontos fundamentais requeridos para o sucesso da implementação e sustentação do processo S&OP, tais como: o patrocínio da alta administração, identificação das principais dificuldades internas e nivelamento do conhecimento sobre o processo.

O S&OP Workshop foi concebido com base em uma abordagem estruturada, fornecendo orientações, diretrizes e ferramentas abrangentes, alinhadas com os mais robustos conceitos e princípios disseminados pelos “Thought Leaders” do processo S&OP, tais como: Tom Wallace, Bob Stahl, Dick Ling, S&OP Institute, APICS, Gartner, Aberdeen, Oliver Wight etc. Junta-se a isso uma extensa experiência comprovada através de anos de vivência conduzindo, liderando e implementando o processo de S&OP em renomadas empresas dos mais variados segmentos.

Além disso, como as empresas possuem diferentes estratégias, processos, culturas, níveis de maturidade etc., a plataforma foi desenvolvida de forma a oferecer à empresa a possibilidade de customizar o escopo dos serviços oferecidos. Assim, atendemos adequadamente às necessidades específicas de cada empresa na busca de resultados mais imediatos.
BENEFÍCIOS
Uma empresa com um processo maduro de S&OP tem muito mais agilidade e melhores resultados nas tomadas de decisão resultando em um impressionante conjunto de melhorias como abaixo:


Obs. Tabelas adaptadas e traduzidas por EPCS
METODOLOGIA
O conjunto dos serviços oferecidos está estruturado em 4 módulos, com cerca de 40 atividades relacionadas, garantindo uma plataforma robusta de implementação. Sendo que, cada atividade foi idealizada como uma tarefa independente e, quando consolidadas, levam a uma implementação mais rápida e bem sucedida, passando pelas fases de:
  • DIAGNÓSTICO – contempla 1 ou 2 dias de curso mais a formação de equipes do projeto (Demanda, Operações e S&OP Executivo) e a delegação de atividades a serem preparados pelas equipes durante aproximadamente 2 a 3 semanas. Veja aqui o conteúdo do curso de S&OP.
  • CONCEPÇÃO – 1 a 2 dias de Workshop de Consolidação com apresentações das atividades elaboradas pelas equipes. Apresentação final à gestão sênior da primeira versão detalhada do processo S&OP. Plano de ação de trabalhos por equipe.
  • IMPLEMENTAÇÃO – 1 a 2 dias de Workshop de Implementação da Fase 1 (Piloto) acompanhando a primeira reunião de S&OP executivo da empresa.
  • SUSTENTAÇÃO - Melhoria contínua e alinhamentos durante as fases 2 e 3 (Full S&OP)
Por fim, a garantia do melhor custo-benefício vem do resultado do trabalho executado por suas equipes sob a orientação da EPCS e das inúmeras atividades pré-formatadas e de sucesso comprovado.
CONTEUDO
Diagnóstico
Educação
  • Nivelamento conceitual
  • Benefícios alcançados
  • Fatores críticos de sucesso
  • 5 estágios evolutivos do S&OP
  • A importância da gestão de mudanças
Trabalho preparatório
  • Avaliação da maturidade do S&OP
  • Situação atual e desejada
  • Avaliação dos subprocessos versus as melhores práticas
  • Identificação das lacunas
  • Matriz de priorização
  • Planos de ação
  • Roteiro de implementação
Concepção
Workshop
  • Requisitos mínimos dos subprocessos
  • Parâmetros de planejamento
  • Política do processo S&OP
  • Governança do processo
    • Calendário
    • Responsabilidades
    • Premissas
    • KPIs/Dashboards
    • Tomada de decisões
    • Planos de ação
    • Avaliação de cenários
    • Gestão de riscos
  • Alinhamento com o Plano Estratégico e Plano de Negócio
  • Aprovação pela alta administração
Implementação
Estruturação do projeto
  • Definição das equipes
  • Modelo de comunicação
  • Modelo de governança
  • Análise dos recursos críticos
Fases de Implementação
  • Fase 1 – Piloto
  • Fase 2 – Expansão
  • Fase 3 – Integração
    • Todas as famílias
    • Finanças
    • Novos produtos
Sustentação
Gestão de desempenho do processo
  • Benchmark com melhores práticas
    • Processo
    • Conduta
    • Entradas, agenda e saídas
    • Alocação de tempo
  • Ferramentas de avaliação da evolução do processo
  • Acompanhamento dos ciclos iniciais
Complementos
  • Coaching
  • Estudos de caso
  • Artigos relevantes
CONTATO
Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Nome:*


E-Mail:*


Celular:*


Empresa:


Cargo:


Como nos conheceu?*

Mensagem:*





DEPOIMENTOS
>
Contratamos a EPCS como nossa consultoria dentro de um projeto de desenho e implantação do processo de S&OP. Conseguimos dentro de 6 meses, resultados animadores quanto à redução de rupturas de estoque e otimização dos níveis de inventário. Começamos com o treinamento das pessoas chaves da organização, passando pela construção de políticas e procedimentos assim como um modelo de governança que garanta sua execução dentro da metodologia. Além da satisfação com o resultado do processo construído, fico feliz em ver a equipe discutindo e decidindo em outro nível de maturidade e conhecimento, os temas relacionados.

Rodrigo Pascini
Senior Operations Manager na Straumann Group
Rodrigo Pascini
Senior Operations Manager na Straumann Group
S&OP

S&OP Workshop



OBJETIVO
Workshop in company do S&OP

O principal objetivo é proporcionar aos colaboradores e à alta administração da empresa um olhar mais focado para a consolidação dos pontos fundamentais requeridos para o sucesso da implementação e sustentação do processo S&OP, tais como: o patrocínio da alta administração, identificação das principais dificuldades internas e nivelamento do conhecimento sobre o processo.

O S&OP Workshop foi concebido com base em uma abordagem estruturada, fornecendo orientações, diretrizes e ferramentas abrangentes, alinhadas com os mais robustos conceitos e princípios disseminados pelos “Thought Leaders” do processo S&OP, tais como: Tom Wallace, Bob Stahl, Dick Ling, S&OP Institute, APICS, Gartner, Aberdeen, Oliver Wight etc. Junta-se a isso uma extensa experiência comprovada através de anos de vivência conduzindo, liderando e implementando o processo de S&OP em renomadas empresas dos mais variados segmentos.

Além disso, como as empresas possuem diferentes estratégias, processos, culturas, níveis de maturidade etc., a plataforma foi desenvolvida de forma a oferecer à empresa a possibilidade de customizar o escopo dos serviços oferecidos. Assim, atendemos adequadamente às necessidades específicas de cada empresa na busca de resultados mais imediatos. Workshop in company do S&OP
Workshop in company do S&OP Workshop in company do S&OP O principal objetivo é proporcionar aos colaboradores e à alta administração da empresa um olhar mais focado para a consolidação dos pontos fundamentais requeridos para o sucesso da implementação e sustentação do processo S&OP, tais como: o patrocínio da alta administração, identificação das principais dificuldades internas e nivelamento do conhecimento sobre o processo.

O S&OP Workshop foi concebido com base em uma abordagem estruturada, fornecendo orientações, diretrizes e ferramentas abrangentes, alinhadas com os mais robustos conceitos e princípios disseminados pelos “Thought Leaders” do processo S&OP, tais como: Tom Wallace, Bob Stahl, Dick Ling, S&OP Institute, APICS, Gartner, Aberdeen, Oliver Wight etc. Junta-se a isso uma extensa experiência comprovada através de anos de vivência conduzindo, liderando e implementando o processo de S&OP em renomadas empresas dos mais variados segmentos.

Além disso, como as empresas possuem diferentes estratégias, processos, culturas, níveis de maturidade etc., a plataforma foi desenvolvida de forma a oferecer à empresa a possibilidade de customizar o escopo dos serviços oferecidos. Assim, atendemos adequadamente às necessidades específicas de cada empresa na busca de resultados mais imediatos.
BENEFÍCIOS
Uma empresa com um processo maduro de S&OP tem muito mais agilidade e melhores resultados nas tomadas de decisão resultando em um impressionante conjunto de melhorias como abaixo:


Obs. Tabelas adaptadas e traduzidas por EPCS
METODOLOGIA
O conjunto dos serviços oferecidos está estruturado em 4 módulos, com cerca de 40 atividades relacionadas, garantindo uma plataforma robusta de implementação. Sendo que, cada atividade foi idealizada como uma tarefa independente e, quando consolidadas, levam a uma implementação mais rápida e bem sucedida, passando pelas fases de:
  • DIAGNÓSTICO – contempla 1 ou 2 dias de curso mais a formação de equipes do projeto (Demanda, Operações e S&OP Executivo) e a delegação de atividades a serem preparados pelas equipes durante aproximadamente 2 a 3 semanas. Veja aqui o conteúdo do curso de S&OP.
  • CONCEPÇÃO – 1 a 2 dias de Workshop de Consolidação com apresentações das atividades elaboradas pelas equipes. Apresentação final à gestão sênior da primeira versão detalhada do processo S&OP. Plano de ação de trabalhos por equipe.
  • IMPLEMENTAÇÃO – 1 a 2 dias de Workshop de Implementação da Fase 1 (Piloto) acompanhando a primeira reunião de S&OP executivo da empresa.
  • SUSTENTAÇÃO - Melhoria contínua e alinhamentos durante as fases 2 e 3 (Full S&OP)
Por fim, a garantia do melhor custo-benefício vem do resultado do trabalho executado por suas equipes sob a orientação da EPCS e das inúmeras atividades pré-formatadas e de sucesso comprovado.
CONTEUDO
Diagnóstico
Educação
  • Nivelamento conceitual
  • Benefícios alcançados
  • Fatores críticos de sucesso
  • 5 estágios evolutivos do S&OP
  • A importância da gestão de mudanças
Trabalho preparatório
  • Avaliação da maturidade do S&OP
  • Situação atual e desejada
  • Avaliação dos subprocessos versus as melhores práticas
  • Identificação das lacunas
  • Matriz de priorização
  • Planos de ação
  • Roteiro de implementação
Concepção
Workshop
  • Requisitos mínimos dos subprocessos
  • Parâmetros de planejamento
  • Política do processo S&OP
  • Governança do processo
    • Calendário
    • Responsabilidades
    • Premissas
    • KPIs/Dashboards
    • Tomada de decisões
    • Planos de ação
    • Avaliação de cenários
    • Gestão de riscos
  • Alinhamento com o Plano Estratégico e Plano de Negócio
  • Aprovação pela alta administração
Implementação
Estruturação do projeto
  • Definição das equipes
  • Modelo de comunicação
  • Modelo de governança
  • Análise dos recursos críticos
Fases de Implementação
  • Fase 1 – Piloto
  • Fase 2 – Expansão
  • Fase 3 – Integração
    • Todas as famílias
    • Finanças
    • Novos produtos
Sustentação
Gestão de desempenho do processo
  • Benchmark com melhores práticas
    • Processo
    • Conduta
    • Entradas, agenda e saídas
    • Alocação de tempo
  • Ferramentas de avaliação da evolução do processo
  • Acompanhamento dos ciclos iniciais
Complementos
  • Coaching
  • Estudos de caso
  • Artigos relevantes
CONTATO
Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Nome:*


E-Mail:*


Celular:*


Empresa:


Cargo:


Como nos conheceu?*

Mensagem:*





DEPOIMENTOS
>
Contratamos a EPCS como nossa consultoria dentro de um projeto de desenho e implantação do processo de S&OP. Conseguimos dentro de 6 meses, resultados animadores quanto à redução de rupturas de estoque e otimização dos níveis de inventário. Começamos com o treinamento das pessoas chaves da organização, passando pela construção de políticas e procedimentos assim como um modelo de governança que garanta sua execução dentro da metodologia. Além da satisfação com o resultado do processo construído, fico feliz em ver a equipe discutindo e decidindo em outro nível de maturidade e conhecimento, os temas relacionados.

Rodrigo Pascini
Senior Operations Manager na Straumann Group
Rodrigo Pascini
Senior Operations Manager na Straumann Group
Parceiros
11 989199339
paulo.freitas@epcs.com.br
11 989199339
paulo.freitas@epcs.com.br
Parceiros:
Parcerias que garantem as melhores práticas em SCM