DDMRP - Criado para Pessoas NÃO para Perfeição

 

Primeiramente - O MRP Dirigido pela Demanda (DDMRP) NÃO é uma solução milagrosa. O DDMRP baseia-se em sólidos princípios baseados em fluxo para fornecer melhorias no desempenho de planejamento e execução em ambientes variáveis ​​onde os tempos de tolerância do cliente são dramaticamente mais curtos do que os Lead times acumulados (uma situação que é muito comum hoje). É realmente simples assim. O DDMRP é uma metodologia que dá às pessoas um plano passo a passo, transparente, fácil de interpretar, intuitivo, consistente e sustentável. Vamos olhar estas características importantes, uma a uma.

 

A Metodologia - DDMRP pode ser melhor resumida como "Posicionar, Proteger e Puxar" com cinco componentes destinados a serem implementados em sequência e sustentados juntos. Os componentes do DDMRP são novas ideias radicais? Em sua maioria, não. Muitos dos componentes do DDMRP são conhecidos e até termos e práticas geralmente aceitos, mas eles foram reconciliados junto com algumas inovações importantes para fazê-los funcionar corretamente. Estas inovações incluem o Lead Time Desacoplado, a Equação de Fluxo Líquido, a Explosão Desacoplada e a Prioridade por Status do Buffer (em oposição à data de entrega). Com o DDMRP, o todo é muito maior do que a soma de suas partes. DDMRP não é sobre esquecer o que você conhece, é sobre construir sobre o que você conhece e trazer outras ideias excelentes - E não OU!

 

Position Protect Pull pt

 

Transparente - Vamos encarar os fatos, as pessoas tendem a desconfiar do que não entendem ou não podem ver - especialmente quando seu emprego está em jogo. Os planejadores e os compradores com qualquer nível de experiência irão fazer de tudo para tentar obter visibilidade das informações relevantes – eles não farão cegamente o que o sistema lhes pede para fazer. DDMRP foi desenvolvido com isto em mente. Suas equações são simples, intuitivas e diretas, permitindo aos planejadores e compradores determinar imediatamente por que as recomendações de planejamento e execução estão ou não sendo feitas. A sua equação de planejamento responde, em um formato elegante e direto, as quatro perguntas que realmente interessam aos planejadores:

  1. O que eu tenho?
  2. O que eu tenho a caminho para receber?
  3. Qual demanda eu preciso atender imediatamente?
  4. Qual demanda futura é relevante?

 

Fácil de interpretar - DDMRP usa cores intuitivas e porcentagens para indicar o status atual e futuro dos pontos críticos de proteção. A cor fornece uma referência geral enquanto a porcentagem dá uma referência discreta para priorização. Isso permite que planejadores e compradores determinem rapidamente quais itens exigem ressuprimento ou atenção.

 

DDMRP priority rpt

 

DDMRP Buffer Status

Intuitivo - Porque é transparente e fácil de interpretar, a maioria das pessoas a considera altamente intuitiva. Um planejador ou comprador inexperiente pode ter eficácia imediata dentro de um sistema DDMRP. Um planejador ou comprador experiente pode reorientar seu tempo para trabalhar na melhoria do desempenho geral do modelo do DDMRP e, portanto, contribui diretamente para gerar um ROI melhor da empresa.

 

Consistente - A abordagem DDMRP permite que o pessoal de planejamento e compras fale o mesmo idioma em vários departamentos, várias plantas e até mesmo empresas. Isto elimina as abordagens típicas individualizadas ou fragmentadas de planejamento e execução que são comuns na maioria das empresas. Com esta consistência vem melhor potencial de consenso e clareza sobre novas direções e inovações para a função da cadeia de suprimentos.

 

Sustentável - Uma chave para sustentar qualquer coisa é que as pessoas devem usá-la continuamente. As pessoas usam o que confiam! As pessoas vão confiar mais em algo quando é transparente, fácil de interpretar, intuitivo e consistente. Além disso, esses atributos tornam muito mais fácil sustentar o desempenho com outros colaboradores quando os responsáveis saem ou estão temporariamente indisponíveis. Isso faz sentido avaliando uma mitigação de risco. Isso também tem o impacto de reduzir drasticamente o estresse para os setores de planejamento, reduzindo a rotação de colaboradores nestes setores.

Existem outras formas de melhorar no planejamento e na cadeia de suprimentos do que implementar DDMRP? CLARO! Esses métodos são transparentes, fáceis de interpretar, intuitivos, consistentes, pacotes sustentáveis ​​e sistêmicos? Não na nossa experiência. Muitas são soluções "à la carte" feita sob medida, confiando fortemente em algoritmos de "caixa preta" ou alguns funcionários chave ou consultores para fazer sua “mágica”. Há algumas coisas que sempre devem ser questionadas em relação a essas iniciativas.

  1. Se elas são "à la carte", elas realmente efetivamente trabalham juntas, sem criar lacunas críticas? Eles são consistentes em sua própria abordagem fundamental ou mesmo algo tão simples (mas não trivial) como a linguagem local da empresa?
  2. Se elas são "à la carte", qual é o gasto combinado para adquirir, implementá-las e mantê-las?
  3. São relativamente rápidas de implementar e obter resultados imediatos?
  4. Para todas essas empresas que fizeram ferramentas "à la carte",, quão bem essas ferramentas estão guiando e sustentando a melhoria do nível de serviço, o controle do capital de giro e a minimização de despesas relacionadas a urgências, todas ao mesmo tempo?

DDMRP é um começo e não um fim. É um passo de partida significativo para uma transformação muito maior para se tornar uma Demand Driven Adaptive Enterprise. O DDMRP rapidamente produz resultados significativos, reforçando e provando a doutrina do fluxo. O DDMRP fornece confiança para uma organização ir em frente - continuar a retirar os absurdos comuns e construir sistemas e métricas de gerenciamento prático com base no fluxo que facilitam o verdadeiro retorno do investimento em um mundo altamente complexo e volátil. DDMRP não é uma solução milagrosa. É, no entanto, um método de planejamento e execução mais apropriado, seguro e confiável.

Aqui está o que você precisa para INICIAR com o DDMRP:

  1. Um cérebro - DDMRP requer equipes de pessoas que usem suas experiências e intuições em conjunto dentro de uma estrutura comum e sensível. DDMRP é mais sobre Pensamento Sistêmico do que o hardware ou o software.
  2. Uma calculadora não-científica - as equações são simples e diretas. Nenhuma está acima do nível de matemática básica. Equações simples e diretas, no entanto, não devem ser confundidas como ingênuas e ineficazes. A matemática é, tem sido e sempre será contextual. A simplicidade aplicada nos lugares certos pode ser extremamente eficaz - na ciência e na matemática isto é chamado de "elegância".

Estas duas coisas podem levar você e sua equipe a um ponto em que você estará pronto para explorar mais profundamente como aplicar o método DDMRP em seu ambiente.

Em última análise, os profissionais e executivos da cadeia de suprimentos devem tomar uma decisão fundamentada sobre se o DDMRP pode oferecer valor para sua empresa. Normalmente, a única resposta errada é uma resposta não fundamentada.

Então, por que não explorar DDMRP? DDMRP passou da fase de adopção inicial. O risco político para tentar o DDMRP foi amplamente removido pois já entrou no domínio geral. DDMRP agora é um rico método de modelagem técnica, planejamento e execução, apoiado por muitos livros, programas educacionais, pesquisas acadêmicas, certificados profissionais e bem conhecidos produtos de software ERP e software de solução pontual. Tem produzido resultados consistentes e significativos em uma ampla gama de indústrias, incluindo aeroespacial, produtos de consumo, biotecnologia, eletrônica, montagem pesada, varejo, usinagem/fabricação e distribuição.

 

Autor: Chad Smith, DDPP

Traduzido por Hugues Silva e editado por Paulo Freitas, DDPP

 

Aqui estão alguns links que você pode achar úteis: