Parte 5: Para levar e usar

Ferramentas de apoio ao processo S&OP

Certificado de participação 

Parte 4: S&OP Best-practices

Entenda como todo o aprendizado do curso se encaixa nas rotinas de trabalho das equipes de S&OP de grandes empresas nacionais.

Parte 2: Sales and Operations Planning (S&OP)

  1. Definir planejamento de vendas e operações (S&OP)
  2. Compreender o S&OP no sistema MPC
  3. Compreender o processo de planejamento detalhado do S&OP
  4. Determinar as famílias de produto
  5. Identificar os dados de planejamento que alimentam o S&OP
  6. Identificar os dados históricos que alimentam o S&OP
  7. Compilar um resumo dos dados resultantes do S&OP
  8. Compreender a planilha de S&OP
  9. Trabalhar com a planilha do S&OP de fabricar para estoque (MTS)
  10. Trabalhar com a planilha do S&OP de fabricar sob encomenda (MTO)
  11. Implementar a reunião mensal de planejamento de S&OP
  12. Definir os benefícios do S&OP

Parte 3: Planejamento Agregado de Operações (produção, estoque, distribuição e recursos)

  1. Gerenciar o processo detalhado de S&OP
  2. Compreender os processos de planejamento de vendas e marketing
  3. Trabalhar com os ciclos de vida do produto e estruturas de rede de entrega
  4. Desagregar a previsão por família de produto do S&OP
  5. Compreender o processo de planejamento da produção
  6. Determinar as estratégias de planejamento da produção
  7. Calcular o impacto financeiro sobre o plano de produção
  8. Definir o planejamento de necessidades de recursos
  9. Desenvolver a capacidade de recursos e o perfil de carga de famílias de produção
  10. Gerar um plano de necessidades de recursos
  11. Compreender o processo de planejamento de estoque
  12. Calcular o plano de produção utilizando uma meta de estoque
  13. Desenvolver um plano de distribuição
  14. Determinar as necessidades de transporte, armazenamento, equipamentos e de mão-de-obra

Parte 1: Gestão da Demanda

  1. Definir Gestao da Demanda
  2. Rever os componentes da Gestao da Demanda
  3. Posicionar a Gestao da Demanda no sistema MPC
  4. Avaliar o desempenho de previsão
  5. Utilizar as medidas de erro de previsao
  6. Calcular o erro de previsao
  7. Determinar o desvio absoluto medio – MAD e o desvio padrao do erro de previsao
  8. Calcular o vies da previsao e os erros de rastreamento
  9. Definir gestao do relacionamento com clientes
  10. Trabalhar com gestao de ordens de clientes
  11. Definir gestao de atendimento ao cliente
  12. Explorar as ferramentas tecnologicas de Gestao da Demanda
  13. Definir o desempenho da Gestao da Demanda