APICS CPIM Part 2

O certificado internacional CPIM é concedido a quem passar os exames CPIM Part 1 e 2.

 

cpim.part2

 

 

Conteúdo técnico do curso CPIM Part 2:

  • SMR - Strategic Management of Resources
  • MPR - Master Planning of Resources
  • DSP - Detailed Scheduling and Planning
  • ECO - Execution and Control of Operations

Objetivos:

A gestão estratégica de recursos (SMR) inclui um nível superior de pensamento ou de planejamento estratégico e execução das operações. Isso inclui uma compreensão de como as exigências do mercado conduzem os recursos e processos de uma organização.

Tópicos:

1. Desenvolvendo a Estratégia de Negócios 5. Alinhando as Operações com Parceiros do Supply Chain
2. O Ambiente Global e Sustentabilidade 6. Sistemas de Infraestrutura
3. Estratégia Operacional 7. Gestão da Mudança
4. Escolhas da Estratégia Operacional e Métricas Financeiras 8. Estudos de Caso

Objetivo:

O  planejamento mestre de recursos (MPR) tem como objetivo explorar e ser capaz de aplicar os princípios de gestão da demanda, planejamento de vendas e operações (S&OP), programação mestre (MS) e planejamento de distribuição, e identificar as condições que exigem ação. Este módulo avalia o conhecimento do planejamento de demanda e de suprimento para o médio e o longo prazo

Tópicos:

1. Programação Mestre de Recursos 5. Planejamento de Vendas e Operações (S&OP)
2. Previsão da Demanda 6. S&OP e Programação Mestre
3. Gestão da Demanda e Serviço ao Cliente 7. Gerenciando o Programa Mestre
4. Planejamento da Distribuição 8. Estudos de Caso

A programação e planejamento detalhado (DSP) tem como objetivo adquirir um conhecimento prático das ferramentas e técnicas para o planejamento de estoque, incluindo técnicas de planejamento como MRP, Lean, TOC e projetos. Entenda o efeito do uso de cada técnica; conhecer métricas para o desempenho dos estoques, materiais, capacidades e fornecedores.

Tópicos:

1. Políticas de Estoques 5. Utilizando o MRP e gerenciando Projetos
2. Planejamento de Estoque 6. Planejamento da Capacidade Detalhada
3. Informação utilizada no MRP  7. Gestão da Capacidade Detalhada
4. Processos do MRP                                             8. Estabelecendo Relacionamentos e Parcerias com Fornecedores

Objetivos:

A execução e controle de operações (ECO) tem como objetivo transformar planos em atividades operacionais e definir e aplicar técnicas de controle de operações. Comparar o atual contra o planejado e tomar ações corretivas apropriadas. Compreender a execução de iniciativas de qualidade e planos de melhoria contínua. Avaliar e participar de decisões de design.

Tópicos:

1. Execução das Operações 5. Gestão e Comunicação
2. Programação e Autorização 6. Qualidade e melhoria Contínua
3. Controle da Produção 7. Decisões de Design
4. Controle de Custos e de Qualidade 8. Estudos de Caso

 

 

Pacote preparatório exclusivo da EPCS:

  • Curso conduzido em português por instrutor CPIM Fellow.
  • Metodologia clara e assertiva e dicas importantes para o exame.
  • Acompanhamento dos pré e pós-testes do CPIM Learning System.
  • Conceito e prática com os Quizzes do CPIM Learning System.
  • Simulados extras com respostas comentadas e revisadas pela EPCS.
  • Certificado APICS de participação no curso.
  • Dicionário APICS online.
  • Apoio às dúvidas do candidato até a data do exame.
  • Qualidade comprovada pelos depoimentos abaixo.

 

 

Imagens novo cpim 2

 

Depoimentos dos participantes

  • Estou extremamente feliz por conseguir meu CPIM de primeira, foram 9 meses de dedicação do início do BSCM até a conclusão da prova do CPIM part 2, agradeço a alta qualidade das aulas, as dicas do Prof. Paulo que foram valiosas, pois todos os pontos mencionados durante as aulas, atenção, caíram nas provas. Agradeço a aula extra para nosso grupo, os simulados enviados e utilizei o seguinte método de estudo: uma hora por dia durante esses nove meses, pois como no caso de exercícios físicos, a frequência constante é mais importante que a intensidade, melhor uma hora por dia que 10 horas no final de semana.

    Estou extremamente feliz por conseguir meu CPIM de primeira, foram 9 meses de dedicação do início do BSCM até a conclusão da prova do CPIM part 2, agradeço a alta qualidade das aulas, as dicas do Prof. Paulo que foram valiosas, pois todos os pontos mencionados durante as aulas, atenção, caíram nas provas. Agradeço a aula extra para nosso grupo, os simulados enviados e utilizei o seguinte método de estudo: uma hora por dia durante esses nove meses, pois como no caso de exercícios físicos, a frequência constante é mais importante que a intensidade, melhor uma hora por dia que 10 horas no final de semana.

    Manoel Fernandez, CPIM, Responsável de Logística e Excelência Operacional - Elekeiroz

  • O conteúdo dos cursos CPIM me pareceu bastante abrangente e pude aprender conceitos que não estavam no meu dia a dia. Com certeza ampliou minha visão como profissional. As aulas com a EPCS foram fundamentais para que eu realizasse minhas provas da APICS com segurança e tranquilidade. O apoio fora dos horários do curso, ajudando com questões dos simulados e outras dúvidas, me ajudaram a me preparar mais adequadamente.

    O conteúdo dos cursos CPIM me pareceu bastante abrangente e pude aprender conceitos que não estavam no meu dia a dia. Com certeza ampliou minha visão como profissional. As aulas com a EPCS foram fundamentais para que eu realizasse minhas provas da APICS com segurança e tranquilidade. O apoio fora dos horários do curso, ajudando com questões dos simulados e outras dúvidas, me ajudaram a me preparar mais adequadamente.

    Marcela Midori Ueda, CPIM, Logistics Consultant at Votorantim Siderurgia

  •  Os cursos APICS CPIM pela EPCS forneceram uma excelente base para realizar a prova e passar nos módulos da certificação. A carga teórica é adequada e constantemente o instrutor ilustra a teoria com casos reais que vivenciou. Essa maneira de ministrar facilita o aprendizado.Acredito que a EPCS tem como destaque: a preparação das aulas, a metodologia e o apoio para realização das provas. Os conhecimentos proporcionados pelos módulos APICS trouxeram benefícios práticos para o dia‐a‐dia do meu trabalho!

    Os cursos APICS CPIM pela EPCS forneceram uma excelente base para realizar a prova e passar nos módulos da certificação. A carga teórica é adequada e constantemente o instrutor ilustra a teoria com casos reais que vivenciou. Essa maneira de ministrar facilita o aprendizado.Acredito que a EPCS tem como destaque: a preparação das aulas, a metodologia e o apoio para realização das provas. Os conhecimentos proporcionados pelos módulos APICS trouxeram benefícios práticos para o dia‐a‐dia do meu trabalho!

    Matheus Picceli, Assessor de Planejamento Estratégico, Gerdau Aços Especiais

  •  I hired Paulo to give the basics of CPIM (beginning of the first module) during a LATAM Supply Chain Seminar. Were present all Markets from LATAM but also representatives from the Supply plants : France, Canada, Sweden and Switzerland. Paulo met the expectations we all had. Straight to the point, concrete examples, easy to understand or to make the bridge to our reality. He also knew how to adapt to the different constraints we had. I recommend Paulo for any SChain training need. He knows what he is talking about.

    I hired Paulo to give the basics of CPIM (beginning of the first module) during a LATAM Supply Chain Seminar. Were present all Markets from LATAM but also representatives from the Supply plants : France, Canada, Sweden and Switzerland. Paulo met the expectations we all had. Straight to the point, concrete examples, easy to understand or to make the bridge to our reality. He also knew how to adapt to the different constraints we had. I recommend Paulo for any SChain training need. He knows what he is talking about.

    Michel Martel, LATAM Supply Chain Manager, Galderma Labs.

  • 1

Curso APICS CPIM Part 1

Objetivos:

cpim.part1O curso de fundamentos da gestão de cadeia de suprimentos tem como objetivo introduzir os conceitos de Gestão da Cadeia de Suprimentos, como também a revisão das técnicas e metodologias de planejamento e controle dos recursos nos processos industriais, gestão dos estoques, qualidade e noções de Just in Time.

 

 

Tópicos:

1. Introdução ao SCM 6. Gestão de Estoques
2. Previsão da Demanda 7. Distribuição Física
3. S&OP/MPS  8. Gestão Qual./Compras
4. MRP  9. Lean e Just-In-Time
5. Controle da Produção  10. Teoria das Restrições

 

 

Certificado de Conclusão APICS :

Um certificado de conclusão será entregue pela APICS a quem passar o exame do CPIM Part 1. 

O certificado internacional APICS CPIM só é concedido a quem passar os exames CPIM Part 1 e 2.

 

 

Pacote preparatório exclusivo da EPCS:

  • Curso conduzido em português por instrutor CPIM Fellow.
  • Metodologia clara e assertiva e dicas importantes para o exame.
  • Acompanhamento dos pré e pós-testes do CPIM Learning System.
  • Conceito e prática com os Quizzes do CPIM Learning System.
  • Simulados extras com respostas comentadas e revisadas pela EPCS.
  • Certificado APICS de participação no curso.
  • Dicionário APICS online.
  • Apoio às dúvidas do candidato até a data do exame.
  • Qualidade comprovada pelos depoimentos abaixo.

 

 

Depoimentos dos participantes

  • Passar na prova do CPIM Part 1 não foi uma tarefa fácil. Exigiu dedicação, determinação e orientação. 
O curso da EPCS foi extremamente importante para explicar possíveis dúvidas que surgissem ao longo do caminho e os simulados que a EPCS disponibilizou foram essenciais porque eles me prepararam para um nível ainda maior... com questões extremamente analíticas que exigiam conhecimento de todo o material e não apenas dos pontos chaves. Fui preparada para uma prova extremamente difícil e os simulados, sem sombra de dúvidas, fizeram a diferença. Agradeço a força e apoio durante todo o meu período de estudo e atribuo parte dos meus 312 pontos a vocês.

    Passar na prova do CPIM Part 1 não foi uma tarefa fácil. Exigiu dedicação, determinação e orientação. O curso da EPCS foi extremamente importante para explicar possíveis dúvidas que surgissem ao longo do caminho e os simulados que a EPCS disponibilizou foram essenciais porque eles me prepararam para um nível ainda maior... com questões extremamente analíticas que exigiam conhecimento de todo o material e não apenas dos pontos chaves. Fui preparada para uma prova extremamente difícil e os simulados, sem sombra de dúvidas, fizeram a diferença. Agradeço a força e apoio durante todo o meu período de estudo e atribuo parte dos meus 312 pontos a vocês.

    Priscilla Graff, Supply Chain Senior Planner, SKF do Brasil

  • Participei do curso Basics of Supply Chain Management pela EPCS e consegui me certificar após a brilhante condução das aulas, com uma metodologia clara e assertiva, dicas super importantes e bastante estudo! Fiquei extremamente contente com meu resultado, 315 pontos! Me senti ainda mais engajado em continuar com a Certificação CPIM, que apesar da dificuldade e complexidade do assunto, é possível de ser alcançada e a fórmula é simples: dedicação e estudo. Além disso, a aplicabilidade dos conceitos aprendidos no dia-a-dia prova que a APICS ensina de verdade e é uma grande referência no assunto! Obrigado e nos vemos!

    Participei do curso Basics of Supply Chain Management pela EPCS e consegui me certificar após a brilhante condução das aulas, com uma metodologia clara e assertiva, dicas super importantes e bastante estudo! Fiquei extremamente contente com meu resultado, 315 pontos! Me senti ainda mais engajado em continuar com a Certificação CPIM, que apesar da dificuldade e complexidade do assunto, é possível de ser alcançada e a fórmula é simples: dedicação e estudo. Além disso, a aplicabilidade dos conceitos aprendidos no dia-a-dia prova que a APICS ensina de verdade e é uma grande referência no assunto! Obrigado e nos vemos!

    Jesley Struciatti, Analista de Planejamento, Aché Laboratórios

  • O curso foi muito enriquecedor e ampliou meus conhecimentos para a área de Supply Chain no mercado em geral e não exatamente apenas com os casos que tenho na minha empresa especificamente. Foi muito interessante pois consegui otimizar alguns processos e analisar algumas informações de uma perspectiva diferente. Muitas práticas eu já consegui inclusive adicionar no meu dia a dia facilitando muito meu dia a dia. Achei a aula muito proveitosa e com todas as aulas consegui realizar o exame sem surpresas

    O curso foi muito enriquecedor e ampliou meus conhecimentos para a área de Supply Chain no mercado em geral e não exatamente apenas com os casos que tenho na minha empresa especificamente. Foi muito interessante pois consegui otimizar alguns processos e analisar algumas informações de uma perspectiva diferente. Muitas práticas eu já consegui inclusive adicionar no meu dia a dia facilitando muito meu dia a dia. Achei a aula muito proveitosa e com todas as aulas consegui realizar o exame sem surpresas

    Fernanda Gontijo, Latin America Supply Chain Planner

  • Tive uma ótima experiência com o curso preparatório para exame do módulo BSCM para certificação CPIM APICS ministrado pelo Paulo. A condução das aulas fez com que o curso, que deveria ser cansativo, se transformasse em uma experiência de real aprendizado. Sempre incentivou a participação dos alunos,favorecendo a rápida absorção da teoria. Suas dicas foram fundamentais para meu sucesso no exame de certificação. Recomendo fortemente a EPCS para as certificações oferecidas.

    Tive uma ótima experiência com o curso preparatório para exame do módulo BSCM para certificação CPIM APICS ministrado pelo Paulo. A condução das aulas fez com que o curso, que deveria ser cansativo, se transformasse em uma experiência de real aprendizado. Sempre incentivou a participação dos alunos,favorecendo a rápida absorção da teoria. Suas dicas foram fundamentais para meu sucesso no exame de certificação. Recomendo fortemente a EPCS para as certificações oferecidas.

    André Marçal, Supply Chain Professional, Weir Minerals

  • 1

Objetivos:

A execução e controle de operações (ECO) tem como objetivo transformar planos em atividades operacionais e definir e aplicar técnicas de controle de operações. Comparar o atual contra o planejado e tomar ações corretivas apropriadas. Compreender a execução de iniciativas de qualidade e planos de melhoria contínua. Avaliar e participar de decisões de design.

Tópicos:

1. Execução das Operações 5. Gestão e Comunicação
2. Programação e Autorização 6. Qualidade e melhoria Contínua
3. Controle da Produção 7. Decisões de Design
4. Controle de Custos e de Qualidade 8. Estudos de Caso

Curso APICS CPIM

 

Em setembro 2017 a APICS reconfigurou o prestigiado certificado internacional CPIM. Apresentamos abaixo as principais alterações, lembrando que a APICS informou que o Body of Knowledge original foi mantido. 

 Antigo CPIM x Novo CPIM

cpim.tabela

 

Novos materiais impressos e online do CPIM 

 

cpim

 

 

Cursos Part 1 e Part 2 da nova certificação APICS CPIM.

cpim conjunto

 

Curso CPIM Part 1

 

A APICS dá crédito para quem já foi aprovado no exame de BSCM que foi oferecido até 07/01/2018.

Matricule-se no curso preparatório do exame CPIM part 1 agora e garanta já 50% do novo certificado CPIM, com um investimento bem menor de tempo e dinheiro. 

 

Curso CPIM Part 2

 

CPIM Part 2 cobre o mesmo conhecimento dos antigos cursos MPR, DSP, ECO e SMR em um único curso de 6 dias. Cada módulo antigo contribuirá com 25% do novo exame. Entre em contato e viabilize um pacote combinando curso, materiais, simulados e exame que garantirá o seu certificado CPIM em 2018. O investimento anterior para ter o certificado APICS CPIM era de US$ 5000 e agora fica em US$ 3500. Compare com uma pós-graduação e decida. Lembre que o CPIM é reconhecido como o melhor certificado internacional em Supply Chain Management.

 

 

Benefícios dos cursos APICS CPIM para as Organizações

  • Criar um entendimento, vocabulário, processos e estruturas comuns dentro da sua organização para lidar com os desafios e oportunidades da cadeia de suprimentos
  • O conhecimento comprovado e as habilidades organizacionais necessárias para agilizar estrategicamente as operações
  • As ferramentas para gerir eficazmente as atividades das cadeias de suprimentos globais onde os fornecedores, fábricas, distribuidores e clientes estão localizados ao redor do mundo
  • A capacidade de interagir com os recursos existentes e com seu sistema ERP para aumentar a eficiência do ambiente de trabalho
  • Aumente a produtividade, colaboração e inovação.

Case studies de sucesso

A programação e planejamento detalhado (DSP) tem como objetivo adquirir um conhecimento prático das ferramentas e técnicas para o planejamento de estoque, incluindo técnicas de planejamento como MRP, Lean, TOC e projetos. Entenda o efeito do uso de cada técnica; conhecer métricas para o desempenho dos estoques, materiais, capacidades e fornecedores.

Tópicos:

1. Políticas de Estoques 5. Utilizando o MRP e gerenciando Projetos
2. Planejamento de Estoque 6. Planejamento da Capacidade Detalhada
3. Informação utilizada no MRP  7. Gestão da Capacidade Detalhada
4. Processos do MRP                                             8. Estabelecendo Relacionamentos e Parcerias com Fornecedores

Subcategorias