By Michigan State University

 

A Gestão da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management (SCM) como é conhecido em inglês, conecta a maioria dos processos empresariais para criar um modelo empresarial de alto desempenho que irá resultar em uma vantagem competitiva. Logística é uma de muitas atividades que compõe a cadeia de suprimentos. Abaixo podemos ver uma das possíveis representações da Gestão da Cadeia de Suprimentos.

 

logisticsxscm

O termo Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos são usados algumas vezes de forma intercambiável e para piorar, o que é considerado Gestão da Cadeia de Suprimentos nos Estados Unidos, é considerado Gestão de Logística na Europa.

Compras, logística, transporte, controle de estoques e gestão da cadeia de suprimentos estão constantemente evoluindo, causando a intersecção dessas áreas funcionais. Essa intersecção resulta em definições confusas, como no caso de logística e gestão da cadeia de suprimentos.

Enquanto esses dois termos têm algumas similaridades, eles são, de fato, conceitos diferentes com significados diferentes. A Gestão da Cadeia de Suprimentos é um conceito abrangente que une vários processos para obter uma vantagem competitiva, enquanto logística refere-se ao movimento, armazenamento e fluxo de produtos, serviços e informações dentro da cadeia de suprimentos global.

O que é a Gestão da Cadeia de Suprimento?

A Gestão da Cadeia de Suprimentos, como explicada pelos professores Donald Bowersox, David Closs e M. Bixby Cooper da Universidade do Estado de Michigan no livro Supply Chain Logistics Management, envolve a colaboração entre empresas para conectar fornecedores, consumidores e outros parceiros com a finalidade de impulsionar a eficiência e gerar valor para o consumidor final. O livro considera as atividades da Gestão da Cadeia de Suprimentos como decisões estratégicas, e estabelece "o quadro operacional dentro do qual a logística é realizada."

É um esforço de várias organizações trabalhando juntas como uma cadeia de suprimentos que ajuda a gerenciar o fluxo de matérias primas e que assegura que o produto final crie valor. Gestores da cadeia de suprimentos trabalham através de múltiplas funções e empresas para garantir que o produto final não somente chegue no consumidor final, mas preencha também todos os demais requisitos do consumidor final. A logística é apenas uma parte da maior e mais abrangente rede da cadeia de suprimentos.

O que é Logística?

De acordo com o dicionário APICS, Logística é "um subconjunto da Gestão da Cadeia de Suprimentos, que controla o movimento e estocagem de produtos no fluxo direto e reverso, entre o ponto de origem e o ponto de consumo".

O objetivo por trás da logística é ter certeza que o consumidor receberá o produto desejado no tempo e local corretos com a qualidade e preço corretos. Este processo pode ser dividido em duas subcategorias: logística de entrada e logística de saída.

Logística de entrada abrange as atividades focadas em obter materiais, seu manuseio, estocagem e transporte. A logística de saída abrange as atividades focadas em coletar, manter e distribuir materiais para o consumidor final. Outras atividades, tal como empacotamento, cumprimento de ordens, armazenagem, gestão de estoques também são fatores de logística.

Diferenças fundamentais.

É importante lembrar que enquanto os termos não deveriam ser intercambiáveis, eles se complementam. Um processo não pode existir sem o outro. Aqui estão algumas das diferenças fundamentais entre esses dois termos que irão ajudar a clarear a definição entre eles.

  • A Gestão da Cadeia de Suprimentos é uma forma de conectar processos empresariais dentro e fora das empresas de modo a obter um modelo empresarial de alto desempenho que irá resultar em uma vantagem competitiva.
  • Logística se refere à movimentação, estocagem e fluxo de produtos, serviços e informações dentro e fora da organização.
  • O foco principal da cadeia de suprimentos é a vantagem competitiva, enquanto o foco principal da logística é atender os requisitos do consumidor.
  • Logística é um termo criado há muito tempo, emergindo de suas raízes militares, enquanto que a Gestão da Cadeia de Suprimentos é um termo relativamente novo.
  • Logística é uma atividade dentro da cadeia de suprimentos